Marca Maxmeio
Sabor em todos os sentidos!

Mossoró



Mossoró


Mossoró
é o segundo município mais populoso do estado do Rio grande do norte, e fica a 275 km da capital Natal. Localiza-se as margens do rio Apodi/Mossoró.

Principal município da costa branca, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizada no ano de 2010 possue uma população de 259.886 habitantes, o que a coloca como a décima nona maior cidade da Região Nordeste e. Mossoró fica em uma região de transição entre o litoral e o sertão, a 42 quilômetros da costa.

Localizada entre Natal e Fortaleza, às quais é ligada pela BR304, Mossoró é uma das principais cidades do interior nordestino, e atualmente vive um intenso crescimento econômico e de infraestrutura o que a considerada uma das cidades de médio porte brasileiras mais atraentes para investimentos no país. O município é o maior produtor em terra de petróleo no país, como também de sal marinho. A fruticultura irrigada, voltada em grande parte para a exportação, também possui relevância na economia do estado, tendo um dos maiores PIBs do estado. As festividades realizadas na cidade anualmente, atraem uma enorme quantidade de turistas. Destaque para o Mossoró cidade junina, uma das maiores festas de São João do país, e o Auto da Liberdade o maior espetáculo brasileiro em palco retratando a história de um município.

Reduto cultural, o município marca pelo Motim das mulheres, pelo primeiro voto feminino de Celina Guimarães, por ter libertado seus escravos cinco anos antes da Lei Áurea, sem falar da resistência a Virgulino Ferreira. O município foi desmembrado de Assú em 1852 e tinha o nome de Vila de Santa Luzia de Mossoró. Hoje, conhecida como a "Capital do Oeste" por ter se destacado das demais na região, destaca-se também pelo turismo de negócios.


Etimologia



O nome da cidade provém dos primeiros habitantes da região, os índios Monxorós, e o rio que a banhava levava o mesmo nome, rio monxorós.


História



A cidade surgiu às margens do rio Mossoró, no século XVIII, e chamava-se "fazenda de "Santa Luzia" e "Barra de Mossoró", pertencente ao sargento-mor português Antônio de Sousa Machado, que  foi atraído pelas ótimas condições do local, que ficava entre o rio e um lago de água potável. Devido a esses fatores ele julgou a região ideal para se viver e com ele veio toda sua família. O sargento tinha o anseio de povoar aquele local e mandou construir uma capela que levaria o mesmo nome da fazenda: "Capela de Santa Luzia".

Em 5 de agosto de 1772 foi fundada a Capela de Santa Luzia, que viria a ser o marco inicial da construção da cidade.

Em 1862, a capela foi demolida e sobre seus alicerces foi construída a Igreja Matriz. Esta ainda foi reformada em 1878, 1879, 1880. Após a morte de Antônio de Sousa Machado, a viúva cedeu parte de suas terras para a continuação do povoamento da região. A partir dali, estava criado o povoado de Mossoró.

E, no dia 9 de novembro de 1870 foi elevada à categoria de cidade. Nesse período surgiram novas edificações e casas de comerciantes importantes da cidade, como o Colégio Diocesano Santa Luzia e a Casa do Mercado.

PROGRAMAÇÃO
NOTÍCIAS
SIGA @novatenda
    Rua Franscisco Mota - 377 - Alto de São Manoel, Mossoró (RN)

    +55 84 3312-2544 / +55 84 3312-1238